segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Sobe total de evangélicos sem vínculos com igrejas

O número de evangélicos que não mantêm vínculo com nenhuma igreja cresceu.

Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares, do IBGE, eles passaram de 4% do total de evangélicos em 2003 para 14% em 2009, um salto de 4 milhões de pessoas.

Os dados do IBGE também confirmam tendências registradas na década passada, como a queda da proporção de católicos e protestantes históricos e alta dos sem religião e neopentecostais.

No caso dos sem religião, eles foram de 5,1% da população para 6,7%. Embora a categoria seja em geral identificada com ateus e agnósticos, pode incluir quem migra de uma fé para outra ou criou seu próprio "blend" de crenças --o que reforça a tese da desinstitucionalização.

O crescimento desses "não-católicos" ou novos protestantes é um fenômeno novo para as igrejas em geral. Pessoas que se dizem não-católicas, mas que se dizem crentes ou protestantes tem sido cada vez mais comuns de serem encontradas.

E qual o papel da Igreja nesse fenômeno? Adianta plantar a semante do evangelho e não regar? Sabemos que todos somos responsáveis por semear a palavra, mas o fato do crescimento de novos protestantes em um curto espaço de tempo não estaria pondo em risco a qualidade do evangelho que tem sido disseminada? E como relatado pela pesquisa pode um crente não ter vínculo com alguma igreja?
E aí galera, o que vocês acham?

Sobe numero total de evangelicos sem vinculos com igreja
Postado por Júnior Lima
Revisão Mara Dallenna

2 comentários:

Tenho uma certa opinião formada sobre isso, axo q como o Pastor Josué Medeiros falou que além de pregarmos o evangélio precisamos cuidar das almas discipulando-as e acompanhando-as, pois elas precisam conhecer a Deus pra ter intimidade com ele, ñ dá de deixar as almas sozinhas. Fui pra um simpósio da UMADET com o Pastor Wendel Miranda e ele falou que estamos acomodados e nos satisfazendo com migalias, entramos num comodismo a ponto de nem nos animarmos com projetos evangelisticos. Se ñ estamos fazendo o ide de Jesus, isso mostra que estamos distante de Deus. A cada dia precisamos buscar uma intimidade com Deus e isso só é possivel se o conhecermos.
Vamos voltar ao primeiro amor, vamos orar mais...

Não acho que essas pessoas não se congregam por pura desobediência ou falta de comprometimento. Até pq hoje em dia existe igreja pra todos os gostos. Acho que isso acontece por uma união de vários fatores como falta de amor na igreja, falta de ensino/acompanhamento sistemático da bíblia para elas, entre outros, isso tudo leva a pessoa a se sentir "por fora" ou excluída. Eu acho que todo mundo gosta de se sentir aceito, amado, e envolvido em um grupo social. Por isso existem pessoas que não são crentes de verdade mas frequentam as igrejas religiosamente, justamente para não perder esse vínculo com as pessoas. Claro que precisamos orar mais e evangelizar mas acho que poucas pessoas na igreja realmente se preocupam com a integração do novo convertido bem como de todo o seu crescimento cristão.

Postar um comentário

O que você achou disto?? Conte aqui!!